São Paulo, Sexta-feira, 18 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Minas e bombas são riscos para crianças

das agências internacionais

As minas instaladas em Kosovo e as bombas da Otan que não explodiram representam uma das principais ameaças à segurança dos refugiados que estão retornando.
"As crianças, devido a sua curiosidade inata, estão dispostas a recolher e examinar objetos desconhecidos. Por causa da estatura e da massa corporal menor, estão mais propensas a sofrer feridas mortais quando pisam numa mina", disse Jeremy Hartley, porta-voz do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
Muitas bombas lançadas pela aliança militar ocidental não explodiram, e há amplas áreas minadas em Kosovo, em especial na região próxima à Albânia e à Macedônia. Especialistas encarregados de eliminar os armamentos disseram que há centenas de milhares de minas na Província. Eles não dizem quanto tempo será necessário para deixar o local seguro.
As autoridades iugoslavas entregaram mapas que indicam a localização de 80% das minas colocadas por suas tropas em Kosovo. .
Dois soldados italianos foram feridos ontem por minas perto da cidade de Pec, em Kosovo.
"Ainda não sabemos a gravidade dos ferimentos", afirmou um militar britânico.


Texto Anterior: Patriarca pede presença sérvia em Kosovo
Próximo Texto: Combate ao fumo: Blair quer banir propaganda de cigarros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.