|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
COMBATE AO FUMO
Governo britânico tem plano para proibir, a partir de dezembro, todo o tipo de propaganda tabagista
Blair quer banir propaganda de cigarros
SYLVIA COLOMBO
de Londres
O governo britânico do premiê
Tony Blair apresentou ontem plano para a proibição de todo o tipo
de propaganda de cigarros a partir
do dia 10 de dezembro deste ano.
Caso ele seja aprovado, o Reino
Unido sairia à frente da União Européia, que pretende banir a propaganda de produtos de tabaco a
partir de 2001. O projeto deve ir a
discussão no Parlamento, em data
ainda não definida.
A decisão do governo britânico
deve proscrever toda a propaganda direta ou indireta de cigarros
em jornais, revistas, lojas e outdoors. A propaganda por correio
também será abolida.
O patrocínio de fabricantes de cigarros ao esporte terá de ser encerrado até julho de 2003, exceção feita a eventos de caráter internacional, como os campeonatos de Fórmula 1 e o mundial de sinuca.
A estes, serão dados mais três
anos (até 2006) para que haja tempo suficiente para encontrar outros patrocinadores.
A proibição incluirá também
promoções em bares e clubes noturnos. Ficam proibidas as visitas
promocionais em que são oferecidos cigarros de graça aos frequentadores. O governo considera que
a estratégia tem o intuito de criar
consumidores entre os jovens.
A ministra da Saúde, Tessa Jowell, disse que "existe uma ligação
clara entre as propagandas de cigarro e os índices de fumantes".
John Carlisle, diretor da Associação das Manufaturas de Tabaco do
Reino Unido, disse que as medidas
são ilegais. "Nós achamos que o
governo está agindo erroneamente
ao antecipar o banimento. Há um
processo legal que não está sendo
respeitado", disse.
Carlisle acredita ainda que banir
os anúncios de cigarros não vai fazer com que o consumo caia. "Isso
não vai acontecer e, o que é mais
grave, o governo está abrindo um
precedente muito perigoso", disse.
Segundo ele, os fabricantes se surpreenderam com o plano do governo de se antecipar à implantação pelos outros países da UE.
A UE chegou ao acordo sobre a
proibição da propaganda de cigarros em uma longa negociação em
Bruxelas, há dois anos.
Proibição nos EUA
Em abril deste ano, os EUA proibiram os anúncios de cigarros em
outdoors. No seu lugar, entraram
cartazes de campanha antitabagista. A proibição se estende a anúncios em estádios, shopping centers
e distribuição de camisetas.
Um acordo entre 50 Estados norte-americanos e a indústria do tabaco prevê o pagamento de US$
246 bilhões em indenizações, em
25 anos. Os Estados serão indenizados pelos gastos públicos com
doenças relacionadas ao fumo.
Texto Anterior: Minas e bombas são riscos para crianças Próximo Texto: Indústria busca novo mercado Índice
|