São Paulo, Sexta-feira, 18 de Junho de 1999
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COMBATE AO FUMO
Governo britânico tem plano para proibir, a partir de dezembro, todo o tipo de propaganda tabagista
Blair quer banir propaganda de cigarros

SYLVIA COLOMBO
de Londres

O governo britânico do premiê Tony Blair apresentou ontem plano para a proibição de todo o tipo de propaganda de cigarros a partir do dia 10 de dezembro deste ano.
Caso ele seja aprovado, o Reino Unido sairia à frente da União Européia, que pretende banir a propaganda de produtos de tabaco a partir de 2001. O projeto deve ir a discussão no Parlamento, em data ainda não definida.
A decisão do governo britânico deve proscrever toda a propaganda direta ou indireta de cigarros em jornais, revistas, lojas e outdoors. A propaganda por correio também será abolida.
O patrocínio de fabricantes de cigarros ao esporte terá de ser encerrado até julho de 2003, exceção feita a eventos de caráter internacional, como os campeonatos de Fórmula 1 e o mundial de sinuca.
A estes, serão dados mais três anos (até 2006) para que haja tempo suficiente para encontrar outros patrocinadores.
A proibição incluirá também promoções em bares e clubes noturnos. Ficam proibidas as visitas promocionais em que são oferecidos cigarros de graça aos frequentadores. O governo considera que a estratégia tem o intuito de criar consumidores entre os jovens.
A ministra da Saúde, Tessa Jowell, disse que "existe uma ligação clara entre as propagandas de cigarro e os índices de fumantes".
John Carlisle, diretor da Associação das Manufaturas de Tabaco do Reino Unido, disse que as medidas são ilegais. "Nós achamos que o governo está agindo erroneamente ao antecipar o banimento. Há um processo legal que não está sendo respeitado", disse.
Carlisle acredita ainda que banir os anúncios de cigarros não vai fazer com que o consumo caia. "Isso não vai acontecer e, o que é mais grave, o governo está abrindo um precedente muito perigoso", disse. Segundo ele, os fabricantes se surpreenderam com o plano do governo de se antecipar à implantação pelos outros países da UE.
A UE chegou ao acordo sobre a proibição da propaganda de cigarros em uma longa negociação em Bruxelas, há dois anos.

Proibição nos EUA
Em abril deste ano, os EUA proibiram os anúncios de cigarros em outdoors. No seu lugar, entraram cartazes de campanha antitabagista. A proibição se estende a anúncios em estádios, shopping centers e distribuição de camisetas.
Um acordo entre 50 Estados norte-americanos e a indústria do tabaco prevê o pagamento de US$ 246 bilhões em indenizações, em 25 anos. Os Estados serão indenizados pelos gastos públicos com doenças relacionadas ao fumo.


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