São Paulo, Sexta-feira, 18 de Junho de 1999
Texto Anterior | Índice

CONTAMINAÇÃO
França libera parte das vendas
Espanha e Alemanha apreendem Coca belga

HAROLDO CERAVOLO SEREZA
de Paris

Autoridades sanitárias da Alemanha e da Espanha retiraram de circulação ontem lotes de Coca-Cola produzidos na Bélgica. Latas de Coca, Fanta e Sprite deixaram de ser comercializadas na França e na Bélgica depois de mais de 180 pessoas terem passado mal após tomar refrigerantes da marca.
Os sintomas da intoxicação foram dores de cabeça, vômitos e diarréias. Segundo a Coca-Cola, houve problemas na produção em duas fábricas, uma na Bélgica e outra na França.
Na Bélgica, teria sido usado gás carbônico (CO2) com problemas -a empresa não especificou quais. Na França, um fungicida aplicado sobre engradados teria contaminado as latas.
Ontem, a França liberou a venda de latas da fábrica de Marselha. Essas latas têm um "M" gravado no fundo da lata. As de Dunquerque, atualmente fechada, um "D".
O presidente francês, Jacques Chirac, deve sugerir a criação de um conselho de segurança alimentar ao G-8 (que reúne os sete países mais ricos e a Rússia).


Texto Anterior: Indústria busca novo mercado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.