São Paulo, Sexta-feira, 18 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria busca novo mercado

da Redação

A militância antitabagista nos países ricos tem levado a indústria do cigarro a aumentar investimentos em novos mercados, principalmente na China e nas repúblicas da ex-URSS.
Cerca de 61% dos homens chineses com mais de 15 anos fumam, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
"Além da China, os fabricantes apostam nas ex-repúblicas soviéticas", disse à Folha John Banzhaf, diretor-executivo do ASH, um dos principais grupos antitabagistas dos EUA.
"Esses países enfrentam muitos problemas, e seus governos estão em posição de fraqueza para defender seus cidadãos contra o fumo."
A Letônia está em segundo lugar na lista da OMS dos países onde mais se fuma. Cerca de 67% de seus homens e 12% de suas mulheres fumam. A Estônia figura na 16ª posição (52% dos homens e 24% das mulheres).
Banzhaf disse que a indústria do tabaco mudou sua estratégia de marketing após a proibição nos EUA de placas publicitárias de cigarros.
"Eles incentivam os jovens a fumar patrocinando concertos de rock. Também têm muita força no cinema. Há muitos fumantes nos filmes, o que estimula jovens de todo o mundo."
(MARCELO STAROBINAS)

Texto Anterior: Combate ao fumo: Blair quer banir propaganda de cigarros
Próximo Texto: Contaminação: Espanha e Alemanha apreendem Coca belga
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.