São Paulo, quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Curdos se espalham por cinco países

DA REDAÇÃO

Os curdos são um povo apátrida, de origem nômade, espalhado por um território relativamente contíguo que abrange partes da Turquia, do Iraque, do Irã, da Síria e da Armênia. Têm cultura e língua próprias (curdo) e são, majoritariamente, de religião muçulmana sunita.
Não há números concretos, mas estimativas indicam que somem cerca de 30 milhões de pessoas. Destas, mais da metade se concentra na Turquia, sobretudo no sudoeste do país -onde os confrontos entre as Forças Armadas e militantes separatistas deixaram, nas últimas três décadas, um saldo de cerca de 30 mil mortos.
Minoria étnica num país de 70 milhões, os curdos foram duramente reprimidos por Ancara, que chegou a proibir o uso da língua curda em escolas e outros locais públicos, bem como manifestações culturais dessa população. Nas ruas de Istambul, ainda hoje é comum ver alguns curdos se intimidarem em revelar sua identidade ou usar palavras em sua língua.
A campanha pela secessão no sudoeste do país é empreendida sob o comando do PKK, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão. Fundado em 1978 por Abdullah Ocalan, o grupo começou a armar seguidores e promover ataques em 1984, o que o levou a entrar para lista de organizações terroristas de Ancara e de Washington. Ocalan foi preso em 1999 no Quênia e cumpre pena de prisão perpétua.
A Guerra do Iraque sempre foi questão delicada para Ancara. O governo turco temia que, sem Saddam Hussein, os curdos iraquianos ampliassem e consolidassem a relativa autonomia da qual já gozavam no norte do país vizinho, rico em petróleo.
No Iraque o PKK é um partido legal e tem parte no governo local. Mas Ancara acusa os curdos iraquianos de proverem com armas e apoio logístico os separatistas na Turquia.


Texto Anterior: Turquia aprova ação militar no Iraque
Próximo Texto: "Centenas" de militares turcos já operam no país desde 1997
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.