São Paulo, Sábado, 18 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

CORRIDA PRESIDENCIAL RUSSA
Ex-premiê lança sua candidatura

das agências internacionais


O ex-premiê Ievguêni Primakov, 70, anunciou ontem sua candidatura para a Presidência da Rússia no ano que vem. Ele é considerado o mais sério opositor do presidente, Boris Ieltsin, que tem o atual premiê, Vladimir Putin, como seu preferido à sucessão.
"Não podia seguir indiferente ante a arbitrariedade que reina no país. A Rússia exige ações enérgicas", disse Primakov, que tem uma aliança com o prefeito liberal de Moscou, Iuri Lujkov, na coalizão Pátria-Toda a Rússia.
As eleições para a Duma (câmara baixa do Parlamento russo) serão amanhã. Analistas políticos internacionais consideram que o resultado do pleito servirá como uma prévia da eleição presidencial de 2000.
Ainda segundo vários analistas, o governo terá uma boa votação por causa da popularidade alcançada com a campanha militar na separatista Tchetchênia (sul do país).
A guerra também seria a causa do crescimento da popularidade do premiê Putin.
O Unidade, bloco de partidos que apóiam o governo, deve obter de 13% a 20% dos votos. Os neocomunistas esperam receber mais de 25% dos votos, o que deve reduzir um pouco a maioria que têm no atual Parlamento.


Texto Anterior: Guerra no Cáucaso: G-8 ameaça excluir Rússia do grupo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.