UOL


São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONFRONTO

Pequim diz que líder da ilha faz "aposta de risco"

China ameaça "esmagar" qualquer ação independentista de Taiwan

DA REDAÇÃO

O tiroteio verbal entre Pequim e Taipé se intensificou ontem com a declaração da China de que está pronta para "esmagar" qualquer tentativa de Taiwan de proclamar sua independência.
"O egoísmo [do presidente de Taiwan] Chen Shui-bian em buscar a reeleição faz uma aposta de risco com os interesses de seus compatriotas", disse um porta-voz do governo chinês.
A manifestação foi uma reação à entrevista que Chen deu ao jornal inglês "Financial Times". "Se a China continuar a ameaçar Taiwan mais pessoas verão a China como um país hostil, e não como a pátria", disse Chen, que cogita convocar um referendo para o mesmo dia da eleição presidencial -20 de março de 2004- para os eleitores aprovarem uma moção pedindo à China a retirada das centenas de mísseis que estão apontados para a ilha.
O governo da China considera Taiwan uma "Província rebelde" e pleiteia sua reintegração desde 1949, quando o governo derrubado pela revolução comunista fugiu para a ilha.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Saúde: Caso de Sars em Taiwan leva medo à Ásia
Próximo Texto: Crime e castigo: Megaorgia de japoneses em hotel chinês leva dois à prisão perpétua
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.