São Paulo, segunda-feira, 19 de janeiro de 2004

Próximo Texto | Índice

O IMPÉRIO VOTA

Em Iowa, candidatos recebem impulso com pesquisa apontando possível vitória do escolhido do partido contra Bush

Democratas fazem primeira prévia hoje

Jim Bourg/Reuters
O pré-candidato democrata Howard Dean (esq.) e o ex-presidente Jimmy Carter dão entrevista conjunta à imprensa, na Geórgia


FERNANDO CANZIAN
ENVIADO ESPECIAL A IOWA

As campanhas dos quatro candidatos com maiores chances de vencer a primeira prévia eleitoral do Partido Democrata hoje no Estado de Iowa ganharam novo impulso ontem e devem aumentar o esforço de convencimento de eleitores na reta final.
Pesquisa nacional divulgada pelo jornal ""The New York Times" e pela rede de TV CBS mostrou que 45% dos eleitores do país estão dispostos a votar em um candidato democrata nas eleições de 2 de novembro, contra 43% que afirmaram preferir a reeleição do presidente George W. Bush.
Os resultados inflamaram os discursos de mudança dos pré-candidatos que disputam hoje a indicação do partido. Um terço dos democratas de Iowa, no entanto, afirma já ter mudado pelo menos uma vez de candidato na semana passada e 10% se dizem completamente indecisos.
Os primeiros dois ou três colocados do chamado ""caucus" (assembléia partidária) de Iowa hoje terão mais chances de obter novos apoios na maratona de primárias democratas que está começando. O senador John Kerry (Massachussets) mantinha ontem uma ligeira vantagem sobre os outros três pré-candidatos com maiores chances: Howard Dean, ex-governador por Vermont, John Edwards, senador pela Carolina do Norte, e Richard Gephardt, deputado pelo Missouri.
"Foi um erro achar que havia apenas um ou dois favoritos em Iowa", disse ontem à Folha Gordon Fischer, chefe do Partido Democrata em Iowa. ""O resultado, agora, será uma surpresa."
Há duas semanas, Dean e Kerry eram considerados favoritos para a disputa em Iowa. Apesar de ter colecionado apoios no Estado, o ex-governador de Vermont perdeu terreno para Kerry.
Na manhã de ontem, Dean ainda interrompeu sua maratona em Iowa para participar, na Geórgia, de um culto religioso ao lado do ex-presidente norte-americano Jimmy Carter, que anunciou seu apoio ao pré-candidato.
A expectativa é que entre 80 mil e 100 mil eleitores participem do "caucus" hoje. Pelas regras do processo, os votantes devem se reunir em cerca de 2.000 locais diferentes para eleger delegados que representam cada um dos pré-candidatos. Esses delegados deverão, mais à frente, ajudar a eleger as pessoas que votarão na Convenção Nacional Democrata, em junho.


Próximo Texto: Candidatos tentam ganhar espaço
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.