UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turquia debaterá cessão de espaço aéreo

DA REDAÇÃO

O governo da Turquia anunciou ontem que pedirá ao Parlamento que conceda autorização para liberar o espaço aéreo e o uso de bases aéreas do país para as forças americanas.
Porém, na moção que deverá ser apresentada ao Parlamento, o governo turco não deve pedir uma autorização que permita aos EUA enviarem tropas e equipamentos militares ao país, de onde os americanos poderiam abrir uma segunda frente de batalha contra o Iraque, pelo norte.
A votação, segundo um porta-voz do governo, deve ocorrer no máximo até amanhã. O mais provável, no entanto, é que seja realizada ainda hoje. Não foi informado se mais adiante será enviada ao Parlamento outra moção que contenha a autorização para o envio de tropas.
No último dia 1º, o Parlamento (onde o governo tem maioria) rejeitou, por pequena margem, um acordo militar com os EUA, que incluía uma ajuda econômica à Turquia de bilhões de dólares, em troca da liberação para o envio de tropas americanas ao país. A opinião pública turca é contra a liberação de bases.
Os EUA planejavam enviar 62 mil soldados para a Turquia.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Nicarágua diz que não integra lista de americano
Próximo Texto: Tropas se aproximam da fronteira iraquiana
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.