São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cheney costura acordo para permanência no país árabe

DA ASSOCIATED PRESS

O vice-presidente dos EUA, Dick Cheney, encerrou ontem seus dois dias de visita ao Iraque com promessas dos principais grupos étnico-religiosos do país de reafirmar as relações entre Bagdá e Washington para além do fim do mandato do presidente George W. Bush.
Cheney, que reuniu-se ontem com líderes políticos na região semi-autônoma do Curdistão iraquiano, obteve de árabes xiitas e sunitas e de curdos promessas da elaboração de um acordo de longo prazo entre EUA e Iraque, além de um acordo mais específico para definir as bases legais da permanência das tropas americanas no país do Oriente Médio. Tal pacto substituiria uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que expirará em dezembro, último mês em que Bush estará na Casa Branca.
Membros do governo americano dizem que esse acordo não incluiria o estabelecimento de bases permanentes no Iraque nem deixaria de mãos atadas o futuro presidente dos EUA, a ser eleito em novembro, na definição do contingente em território iraquiano.
Segundo funcionários da Casa Branca, o governo provavelmente não submeterá o projeto desse acordo ao Senado, dado que ele não incluiria garantias específicas de segurança ao Iraque. A oposição democrata, maioria na Câmara dos Representantes (deputados), reagiu, propondo legislação que torna inválido o tratado se ele não tiver a aprovação do Senado.
Ao final do dia, Cheney partiu do Iraque para a Jordânia. Sua viagem inclui ainda a Arábia Saudita, Israel e os territórios palestinos.


Texto Anterior: Invasão do Iraque faz cinco anos sem perspectiva de fim
Próximo Texto: Justiça dá vitória à PDVSA em disputa contra Exxon
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.