São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

TRAGÉDIA
Aeronave que decolou de Manila caiu próximo a ilha, no que pode ser o maior desastre da aviação do país
Avião filipino cai com 120 a bordo

das agências internacionais

O Boeing 737-200, da companhia filipina Air Philippines, caiu na madrugada de hoje (horário local, noite de ontem no Brasil) com ao menos 120 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulação. Segundo o secretário-assistente de Transporte Aéreo Jacinto Ortega, não houve sobreviventes.
De acordo com o secretário da Defesa filipino, Orlando Mercado, a aeronave, que vinha da capital do país, Manila, voou em círculos sobre a cidade de Davao, no sudeste filipino, antes de cair próximo à ilha de Samal.
Ortega afirmou à rádio DZRH que um helicóptero de resgate havia sido enviado ao local do acidente. Ele disse que o tempo estava bom e que não havia problemas de visibilidade. Segundo Ortega, o vôo falhou em suas manobras de aterrissagem e, depois, desapareceu dos radares.
A rádio DZRH informou que os restos do avião haviam sido encontrados, mas que não havia sinal de sobreviventes.
Se confirmado o número de mortos, esse será o mais grave acidente aéreo na história da aviação filipina, superando o ocorrido em 1998, quando uma aeronave Cebu Pacific DC-9 se chocou contra uma montanha no sudeste do país, causando a morte de 104 pessoas.
O piloto de um avião que sobrevoou o local após o acidente afirmou que a aeronave ficou completamente destruída. As equipes de resgate que chegaram ao local disseram que ainda saía fumaça dos destroços
Um diretor da empresa Air Philippines, que não quis se identificar, afirmou que o avião havia passado pelos procedimentos normais de manutenção antes de decolar e que não foram encontrados problemas.
Os vôos em todo o país estavam lotados devido ao início da Semana Santa. As Filipinas têm maioria católica.


Texto Anterior: Eleições: Pesquisas mostram empate no Peru
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.