São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES
Fujimori tem 46% e Toledo, 42%
Pesquisas mostram empate no Peru

das agências internacionais

O presidente Alberto Fujimori, que concorre à "re-reeleição", e o candidato da oposição, Alejandro Toledo, aparecem tecnicamente empatados na disputa do segundo turno da eleição presidencial no Peru.
Segundo pesquisa divulgada ontem pelo respeitado instituto Apoyo, Fujimori tem 46% das intenções de voto, contra 42% de Toledo. O resultado configura empate técnico, pois a margem de erro é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Outra pesquisa, realizada pelo IMA (Instituto de Marketing), também mostra empate técnico, com Toledo com 48,1% das intenções de voto, contra 42,1% para o atual presidente. A margem de erro é de 4,3 pontos percentuais.
Apesar do empate, a primeira pesquisa mostra uma probabilidade maior de vitória de Fujimori. A segunda favorece Toledo.
Com 97,68% dos votos do primeiro turno apurados, Fujimori tem 49,84%, contra 40,31% de Toledo. O segundo turno ocorre 30 dias após a divulgação do resultado oficial da primeira votação, ainda sem data.
Segundo a pesquisa do Apoyo, para 46% houve fraude no primeiro turno, realizado em 9 de abril, mas 44% disseram que a contagem oficial de votos refletiu a vontade popular.
A pesquisa do IMA foi feita entre os dias 14 e 15 e mostra que 58,9% dos entrevistados acreditam que houve irregularidades.
Segundo o IMA, 67,7% dos consultados expressaram confiança no papel da missão da OEA (Organização dos Estados Americanos), que apontou irregularidades no processo eleitoral, e 55,6% apoiaram o fato de o governo dos EUA ter pressionado para que houvesse segundo turno.
As manifestações a favor de Toledo e contra as supostas fraudes foram consideradas fundamentais para a ocorrência do segundo turno por 65% dos entrevistados pelo Apoyo. As pressões internacionais foram consideradas essenciais por 29%.


Texto Anterior: Diplomacia: Conselho da ONU reestuda embargos
Próximo Texto: Tragédia: Avião filipino cai com 120 a bordo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.