São Paulo, sexta-feira, 19 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Horror em Jenin supera entendimento", diz ONU

DA REDAÇÃO

O enviado da ONU ao Oriente Médio, Terje Roed-Larsen, afirmou ontem que o campo de refugiados palestinos de Jenin (Cisjordânia) foi palco "de horrores que superam o entendimento humano". As declarações foram dadas no dia em que Israel iniciou uma retirada parcial da cidade.
"Está tudo destruído, é como se tivesse acontecido um terremoto. É inaceitável", disse Larsen. "É um triste e desagradável episódio da história de Israel."
Para Larsen, a ofensiva israelense não é do interesse nem de Israel. "É justamente o oposto."
"O que se produziu foi uma poderosa infra-estrutura terrorista, porque o ódio e a vontade de agredir Israel atingiu um novo pico", afirmou o enviado da ONU.
Porém o Exército de Israel afirma justamente o contrário, que a operação foi um sucesso e resultou, entre outras coisas, na prisão de dez terroristas que pretendiam cometer atentados suicidas contra israelenses, já tendo inclusive gravado fitas de vídeo para justificar os ataques. Os EUA, por sua vez, afirmaram que irão vetar qualquer proposta de resolução pedindo a investigação dos eventos no campo de refugiados.
Em Nablus, Israel manteve a ofensiva que, segundo os israelenses, busca desmantelar a infra-estrutura terrorista. Três palestinos foram mortos em ação que prendeu Husam Badran, um dos líderes do grupo extremista Hamas na cidade, que seria responsável por atentados contra israelenses.
Em Belém, houve nova troca de tiros na Basílica da Natividade, onde 200 palestinos, muitos deles armados, e 50 clérigos estão cercados por Israel. O Exército disse ontem que o chefe da inteligência palestina na Cisjordânia, Tawfiq Tirawi, está diretamente envolvido em ataques contra Israel.
Em Hebron (Cisjordânia), Israel autorizou a construção permanente de 18 casas na cidade palestina, em ação que fere o plano Mitchell, elaborado pelos EUA, que busca cessar-fogo e posterior retomada das negociações de paz.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Israel fala em 29 israelenses e 188 palestinos mortos
Próximo Texto: Guerra sem limites: Ex-rei Zahir Shah retorna a um Afeganistão destruído
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.