São Paulo, quinta-feira, 19 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bayrou sofre forte revés em seu partido

DA REDAÇÃO

O ex-presidente francês Valéry Giscard d"Estaing, 81, fundador da UDF (União por uma Democracia Francesa), descartou o candidato de seu partido, François Bayrou, e anunciou que votará em Nicolas Sarkozy, do bloco de centro direita, no primeiro turno das eleições presidenciais de domingo.
Em entrevista ao "Le Parisien" desta quinta, Giscard critica seu ex-aliado por "alimentar as incertezas e flutuar no vazio entre políticas divergentes", menção a seu plano de, se eleito, escolher um primeiro-ministro socialista.
A decisão do ex-presidente é um golpe duro para a candidatura de Bayrou, que no início de março ameaçou, nas pesquisas, a segunda colocação ocupada pela socialista Ségolène Royal. Mas ele em seguida decresceu e se mantém em terceiro lugar.
Giscard governou entre 1974 e 1981. Está ainda na ativa e foi responsável pela redação do projeto de Constituição da União Européia, que em 2005 franceses e holandeses rejeitaram em plebiscitos.
Outro revés para Bayrou partiu ontem de Dominique Strauss-Kahn, ex-ministro das Finanças e dirigente socialista, que descartou a possibilidade de vir a ser premiê sob sua eventual presidência. Bayrou evocou anteontem "DSK" para o cargo.
Pesquisa do instituto TNS Sofres continua a indicar que Nicolas Sarkozy encabeçaria o primeiro turno, com 28,5% das intenções. Seguem-se Ségolène, com 25%, Bayrou, com 19%, e Jean-Marie Le Pen, da extrema direita, com 14%.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Eleição mostra enfado francês com políticos
Próximo Texto: Piqueteira é atração de reality show argentino
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.