São Paulo, sexta-feira, 19 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA
Vedomosti - de Moscou
Jornal faz elogios a reforma política

RÚSSIA - A investida feita ontem pelo presidente Vladmir Putin contra as elites regionais, para fortalecer o poder central, foi elogiada por vários jornais do país, incluindo o "Vedomosti".
Putin falou na televisão russa sobre a diminuição de poder político das 89 regiões do país. Ele deixou clara sua vontade de acabar com o direito que cada região tem a uma cadeira na Câmara Alta do Parlamento russo, para fortalecer o poder central.
O presidente quer que Moscou tenha um controle mais direto sobre as regiões e possa centralizar mais as decisões relativas aos rumos da Federação Russa.
O anúncio de Putin aconteceu horas depois da aprovação do nome de Mikhail Kassianov para primeiro-ministro pelo Parlamento, por 325 votos a favor e 55 votos contra.
Mas o "Vedomosti" classificou a medida política de Putin como tardia, uma vez que ele já está no poder como presidente desde a renúncia de Boris Ieltsin, em 31 de dezembro do ano passado.
O jornal diz que "Putin tem tudo o que precisa para agir: enormes poderes constitucionais, um premiê aparentemente confiável, um Parlamento leal e o amor da população".
A nomeação de Kassianov, ex-ministro das Finanças, para premiê causou expectativas em relação às reformas econômicas que serão conduzidas no país. O jornal afirma que até agora o governo não apresentou um plano econômico detalhado.


Texto Anterior: Igreja: Missa para o papa reúne 7.000 religiosos
Próximo Texto: Panorâmica: País considera injusto veto a venda de armas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.