São Paulo, sexta-feira, 19 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ETIÓPIA
País considera injusto veto a venda de armas

O Conselho de Segurança das Nações Unidas votou ontem por unanimidade o embargo à venda de armas à Etiópia e à Eritréia, por causa da guerra travada entre os dois países.
O governo etíope disse que o embargo é injusto porque considera que seu país foi invadido pela Eritréia.
A guerra entre os dois países continua. As tropas etíopes tomaram ontem a cidade de Barentu, sudoeste da Eritréia, ponto estratégico da região.

ILUSTRADA
Tela de Rothko é vendida por US$ 14,3 milhões

A tela "Yellow over Purple" (Amarelo sobre Púrpura), feita pelo pintor expressionista abstrato Mark Rothko (1903-1970), em 1956, foi vendida pela casa de leilões Sotheby's por um preço recorde em se tratando de arte contemporânea. A obra atingiu US$ 14,3 milhões, quase o dobro do valor que a Sotheby's esperava conseguir pelo quadro. Mark Rothko tem como obra-prima os murais de uma capela em Houston (EUA).

UNIVERSIDADE
Clinton diz que pode lecionar em Oxford

O presidente dos EUA, Bill Clinton, afirmou que gostaria de voltar para Oxford, onde estudou, desta vez como professor, segundo o jornal britânico "The Times". Para a universidade, Clinton poderia atuar nas áreas de política, filosofia e economia após o fim de seu mandato, em janeiro de 2001.
O presidente estava com 22 anos quando entrou em Oxford, em 68. Segundo Clinton admitiu na campanha de 1992, foi em Oxford que ele fumou maconha, mas "não tragou".

ORIENTE MÉDIO
Israel ataca guerrilha no sul do Líbano

O Exército israelense atacou ontem supostas bases guerrilheiras na região de Iqlim al Tuffah (sul do Líbano) com aviões e artilharia pesada.
A ofensiva foi uma resposta a ataques sofridos por suas tropas, na manhã de ontem, por guerrilheiros da milícia extremista Hizbollah, que luta contra a ocupação israelense no sul do Líbano. O conflito deixou dez feridos, incluindo dois soldados israelenses e quatro civis libaneses.
(DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)


Texto Anterior: Multimídia: Jornal faz elogios a reforma política
Próximo Texto: Imigração: Fazendeiros caçam mexicanos no Arizona
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.