São Paulo, sexta-feira, 19 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

EUA prometem respeito à lei

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os Estados Unidos prometeram ontem ao governo mexicano que farão com que "a lei seja respeitada" na fronteira entre os dois países, onde a violência contra imigrantes ilegais mexicanos fez mais uma vítima nos últimos dias.
Entretanto a secretária de Estado dos EUA, Madeleine Albright, ressaltou que "entende" as reclamações dos rancheiros norte-americanos e assinalou que o México também deve cooperar na resolução do problema.
Ao inaugurar em Washington, junto com sua colega mexicana, Rosário Green, a 17ª reunião binacional entre os dois países, Albright reiterou que os EUA "se comprometem a fazer respeitar a lei" na fronteira.
"Não se pode tolerar que as pessoas façam justiça com suas próprias mãos em território americano", afirmou.
Green denunciou, por sua vez, "a intolerância de alguns rancheiros norte-americanos", que perseguem mexicanos.
"O México utilizará todos os recursos políticos e legais possíveis para garantir que toda violação dos direitos e da dignidade dos mexicanos seja investigada e punida, se for o caso", disse a ministra mexicana.
O tema principal da cúpula anual entre os dois países, que trata de diversos assuntos -incluindo a cooperação contra o narcotráfico-, deverá ser desta vez a tensa situação na fronteira.
O problema agravou-se nos últimos tempos por causa da morte do terceiro imigrante ilegal nas mãos de rancheiros texanos, num local situado a 65 km da fronteira mexicana.


Texto Anterior: Imigração: Fazendeiros caçam mexicanos no Arizona
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.