UOL


São Paulo, segunda-feira, 19 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SARS

Mortes no arquipélago chegam a 40

Taiwan tem número recorde de novos casos

DA REDAÇÃO

Taiwan registrou ontem um novo recorde no número de novos casos de Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave, na sigla em inglês). Foram relatadas ontem cinco mortes e 36 novos casos de infecção pelo vírus da moléstia, elevando o total de casos até agora em Taiwan para 344 -as mortes já chegam a 40.
Taiwan, que tem o terceiro maior número de casos de Sars no mundo, atrás somente da China continental e de Hong Kong, registrou ainda os primeiros casos nas ilhas de Penghu, indicando um alastramento da doença.
Um hospital do arquipélago, localizado a cerca de 40 km da capital, Taipé, foi fechado, e mais de cem pacientes e funcionários foram colocados em quarentena após um homem e sua mulher terem recebido diagnóstico de Sars.
Outro hospital foi fechado em Taiwan, elevando a quatro o número de estabelecimentos fechados desde o início da epidemia.
O governo da China, onde a epidemia de Sars começou, no fim do ano passado, prometeu ontem intensificar o combate à doença. O país, que tem quase dois terços dos casos mundiais da doença, registrou ontem duas mortes, o menor número desde 20 de abril.
O número de casos na China continental já chega a 5.223, com 284 mortes. A OMS (Organização Mundial da Saúde), que criticou o país por ter escondido os números reais de infectados no início da epidemia, disse que a suposta redução no número de novos casos deve ser vista com cautela.
Seis moradores do norte do país foram condenados ontem a penas entre um e cinco anos de prisão por terem participado de um protesto no dia 25 de abril contra as restrições impostas pelo governo para tentar controlar a epidemia.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Relatório: Anistia acusa G-8 de fornecer armas a violadores dos direitos humanos
Próximo Texto: Eleição: Coalizão de liberais e socialistas vence na Bélgica; extrema direita avança
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.