São Paulo, quinta-feira, 19 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

RECRUTAMENTO

Dez menores são tirados de prisão por bando paramilitar na Colômbia
Numa aparente operação de recrutamento, homens que se identificaram como paramilitares levaram na noite de anteontem dez menores de uma prisão juvenil de Villavicencio, a cerca de 75 km ao sul de Bogotá.
Sete adolescentes -alguns condenados por homicídio e roubo- foram levados à força. Testemunhas disseram que um dos jovens foi amarrado.
Antes de retirar os rapazes, os homens -com os rostos cobertos por capuzes e armados- fizeram um discurso de uma hora aos cerca de 40 menores do centro de detenção. Afirmaram que iriam lhes oferecer liberdade, um salário e a chance de combater rebeldes de esquerda se decidissem entrar para o grupo. Três internos -duas meninas e um garoto- teriam concordado em fazer parte da organização e saído com os supostos paramilitares voluntariamente.
Os paramilitares das AUC (Autodefesas Unidas da Colômbia), que contam com cerca de 8.000 membros, são acusados da maioria das violações aos direitos humanos no país.
Em Bogotá, em mais uma medida controversa para reduzir a violência, o prefeito Antanas Mockus anunciou a imposição de toque de recolher a menores a partir do final do ano.
Depois de novembro ou dezembro, os jovens terão de estar em casa antes da meia-noite. Outras cidades colombianas já adotaram o sistema.



Texto Anterior: Controvérsia: Japão concede cidadania a cunhado de Fujimori e agrava crise com Peru
Próximo Texto: Oriente Médio: Mubarak diz que não haverá paz com Sharon
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.