São Paulo, sexta-feira, 19 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESCÂNDALO

Um padre foi indiciado

Igreja alemã tem novos casos de abuso sexual

DA REDAÇÃO

Um padre católico foi indiciado, na Alemanha, por ter supostamente abusado sexualmente de um adolescente, e outros dois padres foram suspensos de suas funções, segundo disseram ontem fontes do Judiciário e da Igreja Católica, nos mais recentes casos de abuso sexual que abalaram a igreja em vários países.
No mais grave dos casos, um padre de 38 anos de idade -da paróquia de Holzwickede (noroeste)- teria abusado de um adolescente em 1998, quando ele fazia parte de um grupo de jovens, de acordo com Heiko Oltmanns, um promotor de Dortmund.
Ele afirmou que o padre fora indiciado em 14 de março último, confirmando uma notícia publicada no diário "Westfalen-Blatt".
O jornal disse que o padre, cujo nome não foi divulgado, é um dos dois da diocese de Paderborn que são acusados de abuso sexual. Thomas Schäfers, porta-voz da diocese, disse que os dois padres estão sendo investigados.
Assim, ainda segundo o porta-voz, ambos foram suspensos de suas funções e retirados de suas paróquias. Promotores de Dortmund disseram não conhecer o segundo caso.
Num outro caso, em Regensburg (sul), foi divulgado pelos representantes da Igreja Católica que um padre de 55 anos (da cidade de Neukirchen) tinha sido suspenso de suas funções e estava sendo investigado pela polícia por conta de suspeita de abuso sexual.
Ele foi suspenso depois que a polícia conversou com estudantes de uma escola em que ele lecionava, segundo as autoridades locais.
O padre de Holzwickede já tinha sido indiciado em 2000. À época, ele era suspeito de abusar sexualmente de vários adolescentes. Um deles era o de 13 anos que está no centro do caso atual.
Em 2000, um juiz se recusou a julgar o caso por "falta de provas". Desde então, os promotores conseguiram reunir mais documentos sobre o caso.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Alemanha: Schröder demite ministro da Defesa para estancar crise
Próximo Texto: Disputa: Espanha quer acordo para tirar tropa de ilha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.