UOL


São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Auxiliar de Blair criticou acusação contra o Iraque

DA REDAÇÃO

O chefe-de-gabinete do primeiro-ministro Tony Blair, Jonathan Powell, enviou e-mail, em setembro do ano passado, a três dos principais assessores do governo, no qual alertava para a fragilidade da afirmação de que o Iraque dispunha de armas de destruição em massa. Essas armas ainda não foram encontradas.
O e-mail foi revelado ontem pela comissão judicial que apura o suicídio, a 17 de julho, do cientista David Kelly. As investigações tendem a criar dificuldades políticas para Blair.
Kelly, especialista que trabalhava para o Ministério da Defesa, fora o informante da BBC em reportagem, de 29 de maio, segundo a qual não havia provas convincentes de que Saddam Hussein possuísse arsenais químicos ou bacteriológicos.
A assessora de imprensa do Ministério da Defesa, Pam Teare, ao depor ontem, disse ter participado da reunião em que foi redigida a nota pela qual a identidade de Kelly veio a público.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: América Latina: Presidente paraguaio muda cúpula militar
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.