São Paulo, quinta-feira, 19 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLÔMBIA

Uribe propõe soltar guerrilheiros em troca da libertação de seqüestrados
O governo colombiano está disposto a libertar 50 guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) presos, com mediação da França e da Suíça, em troca da libertação de igual número de seqüestrados pela organização.
Entre os reféns está a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, seqüestrada em fevereiro de 2003, além de três cidadãos americanos.
"O governo libera, de acordo com as leis colombianas e de maneira unilateral, 50 guerrilheiros processados ou condenados por rebelião, aos quais se oferece uma alternativa para sua incorporação à sociedade", disse Luis Carlos Restrepo, negociador de paz do governo do presidente Álvaro Uribe, ao anunciar a decisão.
Os guerrilheiros libertados poderão optar entre viajar para o exterior e entrar num programa de reinserção social do governo. A única condição é que não voltem a cometer crimes.
"Ato contínuo, a guerrilha libera aos seqüestrados políticos e aos membros da força pública em seu poder", disse. O processo terá o apoio da Igreja Católica e da Cruz Vermelha.


Texto Anterior: Europa: Temporais matam nove na França e levam governo a fechar parques e cemitérios
Próximo Texto: Mídia: Cresce pressão sobre jornalistas nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.