São Paulo, quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUBA

Raúl reprime dissidentes e cria clima de terror, afirma ONG

DA REDAÇÃO

Relatório da ONG Human Rights Watch (HRW) divulgado ontem afirma que o governo cubano, sob comando de Raúl Castro desde fevereiro de 2008, manteve o mesmo "sistema de repressão sistemática" de críticos e dissidentes que vigorou sob o irmão deste, Fidel.
O texto ataca a aplicação da lei cubana que permite a prisão por "periculosidade", ou a capacidade potencial de cometer crime. Com base na lei, ao menos 40 pessoas foram presas quando tentavam organizar passeatas ou sindicatos independentes.
A HRW também relata que dissidentes foram espancados, arbitrariamente presos e sujeitos a atos públicos de repúdio, criando "clima de terror". Há duas semanas, a blogueira crítica do governo Yoani Sánchez relatou ter sido espancada por agentes.
Segundo a Comissão Cubana de Direitos Humanos, há 200 presos políticos.
O relatório deve turbinar sessão prevista para hoje na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos EUA, que irá debater o fim das restrições a viagens de cidadãos americanos à ilha.


Texto Anterior: Congresso: Casa Rosada aprova reforma política na Câmara
Próximo Texto: Pirataria: Para 50,1% dos paraguaios, falsificações são aceitáveis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.