UOL


São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Índice

FRANÇA

Ela ajudou a reformular a imprensa feminina européia no pós-guerra

Morre a jornalista Françoise Giroud

ALCINO LEITE NETO
DE PARIS

A jornalista e escritora Françoise Giroud, uma das protagonistas do jornalismo moderno e da liberação feminina na França, morreu ontem em Paris, aos 86 anos, vítima de traumatismo craniano, depois de sofrer uma queda, na quinta-feira. É a segunda perda para a cultura francesa em pouco mais de uma semana. No dia 11, a morte do cineasta Maurice Pialat causou forte comoção no país.
A morte de Giroud já provoca emoção semelhante. O premiê Jean-Pierre Raffarin manifestou sua "profunda tristeza". O ministro da Cultura, Jean-Jacques Aillagon, afirmou que a jornalista era "uma das consciências mais luminosas da sociedade francesa".
Nascida em Genebra, Giroud trabalhou no cinema como assistente de direção e roteirista. Chegou a colaborar com Jean Renoir. Durante a Segunda Guerra, atuou como agente da Resistência aos nazistas. Foi presa pela Gestapo em 1943. Ao fim do conflito, tornou-se diretora de redação da revista "Elle". Fez uma revolução na linguagem e no repertório jornalísticos da imprensa feminina francesa, promovendo a libertação social da mulher.
Em 1953, fundou a primeira "news magazine" (revista semanal de notícias) na França, "L'Express". De esquerda, a revista renovou o jornalismo do país, influenciando a imprensa estrangeira. Foi Giroud quem cunhou o termo "Nouvelle Vague" (nova onda) para caracterizar o movimento do cinema francês de Jean-Luc Godard, François Truffaut e outros, no fim dos anos 50.
Nos anos 70, Giroud foi secretária de Estado (cargo equivalente a ministro) da Condição Feminina (1974-1976) e da Cultura (1976-1977). Escreveu vários livros, entre romances, biografias e memórias. Alguns deles estão traduzidos no Brasil, como "Jenny Marx ou a Mulher do Diabo" (Record) e "Cosima Wagner" (Rosa dos Tempos).


Texto Anterior: Imprensa: Schröder e diário britânico travam batalha
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.