São Paulo, terça-feira, 20 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estados lutam para ter impacto eleitoral

DO ENVIADO ESPECIAL A IOWA

Vaidade e "orgulho estadual" estão por trás da antecipação, nos últimos 30 anos, do calendário das eleições presidenciais americanas, um fenômeno que vem desafiando a organização das pré-candidaturas. A cada ano eleitoral, os Estados que fazem as primárias iniciais para definir candidatos vêm puxando os eventos para o início do calendário, exemplo seguido por outros Estados.
O objetivo de cada Estado é manter o status de causar os primeiros impactos na corrida eleitoral. Para os pré-candidatos, vencer as primárias iniciais é considerado fundamental para que o fluxo de dinheiro, o entusiasmo e a atenção da mídia continuem alimentando as campanhas.
Tradicionalmente, Iowa é o primeiro Estado a escolher o seu candidato em um caucus como o de ontem. Na eleição passada, o Estado de New Hampshire -que fará sua primária na semana que vêm- tentou passar à frente. Em resposta, Iowa teve de se reorganizar e antecipar em vários dias o seu caucus para ser o primeiro.
A antecipação do calendário neste ano fará com que até meados de fevereiro cerca de 20 Estados norte-americanos já tenham escolhido seus candidatos -entre eles alguns importantes como Missouri, Michigan e Tennessee.
Essa movimentação fez diminuir o impacto relativo da chamada "Superterça", quando quase uma dezena de Estados, entre eles Califórnia e Nova York, realizam suas primárias. Em 2004, a "Superterça" será no dia 2 de março.
Tantas primárias logo no início do ano passaram a representar um desafio para os pré-candidatos, especialmente na arrecadação de fundos, que agora precisa começar muitos meses antes do início do ano eleitoral.
É por esse motivo que o pré-candidato Wesley Clark, por exemplo, não participou do caucus em Iowa -ele quer concentrar suas energias em New Hampshire.
A principal consequência do calendário eleitoral "esticado", no entanto, é que os democratas vão gastar quase seis meses para escolher o adversário do presidente George W. Bush. (FCz)


Texto Anterior: Eleição nos EUA: Indecisão marca votação democrata em Iowa
Próximo Texto: Democratas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.