São Paulo, sábado, 20 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROPA

Tempestade que matou 39 se desloca para o Leste Europeu

DA ASSOCIATED PRESS

A forte tempestade que se abateu anteontem sobre a Europa do norte e que matou ao menos 39 pessoas se deslocou para o Leste Europeu, com ventos de até 200 quilômetros por hora, novas mortes e prejuízos materiais.
Na Alemanha e Polônia, o tráfego aéreo e ferroviário permanece em parte interrompido. Milhões de pessoas estão sem eletricidade em suas casas, situação particularmente delicada em razão das baixas temperaturas que voltaram com o inverno.
Vôos foram cancelados no Reino Unido -onde a tempestade, a pior dos últimos 17 anos, matou 12 pessoas-, Áustria, Polônia, República Tcheca e Eslováquia.
Na Alemanha morreram 11 pessoas, na Polônia foram seis, e outras seis, na Holanda. Quatro morreram na República Tcheca.
A Ucrânia suspendeu a distribuição de petróleo russo aos países europeus, em razão da falta de eletricidade que paralisou o sistema de bombeamento dos dutos. As ferrovias tchecas entraram em colapso pela queda de árvores sobre os trilhos. Um milhão está sem eletricidade no país. Cortes de energia também ocorreram na Eslováquia e na Romênia.
Os ventos mais fortes, de 216 quilômetros por hora, foram registrados nas montanhas tchecas. Os ventos também interromperam o campeonato de salto em esqui de Zakopane, na Polônia. Naquele país, um hotel foi evacuado porque uma árvore caiu sobre um posto de gasolina que ameaçava explodir.
Na Hungria, quedas de árvore levaram os bombeiros a intervir cerca de 400 vezes em menos de 24 horas.
Na Suíça, o governo reitera o conselho para que as pessoas não saiam de casa. Não bastassem esses dissabores, começou a circular pela internet um vírus que na aparência traz por e-mail notícias da tempestade.


Texto Anterior: PS se preocupa com o fôlego curto da sua concorrente à Presidência
Próximo Texto: Iraque: Capturado o porta-voz de clérigo xiita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.