São Paulo, sexta-feira, 20 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NARCOTRÁFICO 1

México anuncia prisão de líder do seu maior cartel de drogas

DA REDAÇÃO

O México anunciou ontem a prisão do suposto chefe de operações do cartel de Sinaloa, Vicente Zambada, em uma região de elite no subúrbio da capital. O grupo é tido como o principal do país, que vive espiral de violência desde que Felipe Calderón colocou o Exército para combater o narcotráfico, em 2007.
Segundo o Departamento da Defesa, Zambada havia se tornado um dos principais líderes do cartel no ano passado, com controle sobre a logística do grupo e autoridade para ordenar assassinatos.
Seu pai, Ismael "El Mayo" Zambada, também integra o Sinaloa e é um dos suspeitos mais procurados do México.
Nos EUA, a secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, reiterou que em breve serão anunciadas medidas para reforçar a segurança na fronteira sul. No mês passado, o governo americano anunciou a prisão de 755 membros do cartel de Sinaloa dentro dos EUA.
Em abril, Napolitano e o secretário da Justiça, Eric Holder, irão ao México tratar do tema. Mas eles descartaram restringir nos EUA as armas contrabandeadas e utilizadas por narcotraficantes mexicanos.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Guerra fria: EUA sabiam de matanças por governo aliado na Guatemala
Próximo Texto: Narcotráfico 2: Bolívia diz discutir com EUA "novas regras" para relação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.