São Paulo, Sábado, 20 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IUGOSLÁVIA
Negociações para acordo de paz são suspensas na França
Europa retira observadores de Kosovo; cresce ameaça de ataque

das agências internacionais

A OSCE (Organização para Segurança e Cooperação na Europa) começa hoje a retirar seus 1.400 observadores da Província separatista iugoslava de Kosovo.
A retirada do pessoal ocorre, segundo a organização, porque os sérvios (etnia dominante que governa a Iugoslávia) ainda não aceitaram o plano de paz para a região.
Com a saída, cresce a ameaça de ataque da Otan (aliança militar ocidental) ao país.
Ontem, as negociações de Paris sobre o conflito em Kosovo foram oficialmente suspensas.
Representantes dos EUA e dos países europeus responsabilizam o presidente iugoslavo, Slobodan Milosevic, pelo fracasso das conversações.
As embaixadas britânica e norte-americana também começaram a retirar o pessoal de Belgrado, capital iugoslava.
A missão de verificação da OSCE só voltará a Kosovo se o governo iugoslavo aceitar o plano de paz.
O plano proposto na França inclui autonomia para Kosovo, envio de tropas internacionais para a região e a volta dos observadores da OSCE. Os separatistas assinaram o acordo.
As forças da Otan estão prontas para atacar a Iugoslávia caso não haja um acerto para a paz.
A Rússia, que é contra um ataque ao país, criticou ontem o anúncio da retirada dos observadores. O governo de Moscou diz que a saída dos membros da OSCE é uma "forma de pressão sobre a Iugoslávia".
O presidente dos EUA, Bill Clinton, disse ontem que a credibilidade dos EUA e da Otan e a estabilidade da Europa estão em jogo na crise de Kosovo.
O líder da maioria republicana (oposição) no Senado dos EUA, Trent Lott, disse ontem em Washington que as forças da Otan poderiam esperar até a próxima sexta-feira para atacar os alvos iugoslavos.


Texto Anterior: Violência social: Ataque contra casta mata 35 na Índia
Próximo Texto: Terrorismo: Líbia aceita entregar acusados do atentado de Lockerbie em abril
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.