São Paulo, quarta-feira, 20 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleição foi consenso, diz d. Cláudio

CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A eleição de Joseph Ratzinger para papa no conclave foi quase uma unanimidade, segundo afirmou o cardeal d. Cláudio Hummes, arcebispo de São Paulo, que participou da votação.
A informação foi dada por d. Manuel Parrado, vigário-geral da capital paulista, que ocupa interinamente o posto de d. Cláudio até o arcebispo voltar de Roma.
A conversa ocorreu às 22h (17h de Brasília), após d. Cláudio jantar com os outros cardeais no Vaticano, segundo relatou o vigário-geral de São Paulo.
D. Cláudio Hummes telefonou ontem para o Brasil, "manifestando o contentamento existente entre os membros que participavam do conclave. Estão contentíssimos. A eleição do papa foi praticamente uma unanimidade", contou d. Manuel, Segundo ele, o consenso teria contribuído para a rapidez da eleição.
Logo após a morte de João Paulo 2º, d. Cláudio foi um dos cardeais mais citados em lista de "papáveis", em todo o mundo. Segundo especialistas, ele era um dos nomes mais fortes em caso de impasse na escolha do papa.
Além de d. Cláudio Hummes, participaram do conclave os cardeais brasileiros d. Eusébio Oscar Scheid, 72, arcebispo do Rio, d. Geraldo Majella Agnello, 71, arcebispo de Salvador (BA), e d. José Freire Falcão, 79, arcebispo emérito ("aposentado") de Brasília.


Texto Anterior: O novo papa: A escolha: Papa diz que é "humilde trabalhador"
Próximo Texto: O novo papa: Biografia: Na Alemanha, de soldado a teólogo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.