São Paulo, sábado, 20 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oviedo está desesperado, diz militar

SÉRGIO MALBERGIER
ENVIADO ESPECIAL A TAIPÉ

"(O ex-general Lino) Oviedo está desesperado", disseram ontem à Folha o chanceler paraguaio, Juan Esteban Aguirre, e o comandante da Força Aérea do país, general Carlos Alberto Ovando Carvallo. O Paraguai é um dos 29 países que têm relações diplomáticas com Taiwan, onde os dois estão para a posse do novo presidente.
Assim que foi informado da tentativa golpista, o chanceler fez ligações para o Brasil, a Argentina e os EUA em busca de apoio.
Ele falou quatro vezes com o presidente Macchi. Nas duas primeiras, diz que o presidente estava muito tenso. Nas duas últimas, estava tranquilo.
Já o comandante da Força Aérea afirma que Oviedo ordenou a tentativa golpista porque sabe que está perto de ser capturado. Leia a seguir trechos da entrevista com o general, realizada em cerimônia de recepção do governo taiwanês em Taipé.

Folha - Quem são os golpistas?
Ovando Carvallo -
São oficiais da reserva ligados a Oviedo, que os controla por meio de dinheiro e de promessas de poder. Da ativa, a maior patente não passa de tenente. Oviedo tem hoje muito dinheiro, certamente com origens no narcotráfico. Há pouco prendemos um oficial que distribuía dinheiro no quartel em seu nome.

Por que o Paraguai não consegue prender Oviedo?
Ovando Carvallo -
Devido a suas ligações com grupos criminosos e policiais corruptos de Ciudad del Leste (perto da fronteira do Brasil), ele consegue escapar. Mas estamos apertando o cerco.

Folha - O golpe de ontem prejudica a imagem do país?
Ovando Carvallo -
Certamente. Mas a ação acabou em poucas horas e mostrou a capacidade do presidente de reagir e liderar.



Texto Anterior: Golpe tiraria o Paraguai do Mercosul, afirma FHC
Próximo Texto: Presidentes manifestam apoio a Macchi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.