São Paulo, sábado, 20 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidentes manifestam apoio a Macchi

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
E DE BUENOS AIRES


Os presidentes da região manifestaram seu apoio ao colega paraguaio, Luis González Macchi.
O presidente Fernando Henrique Cardoso manifestou "o firme apoio e a solidariedade do Brasil à democracia no Paraguai".
Fernando de la Rúa, presidente argentino, disse estar ao lado de González Macchi para que "a democracia seja preservada". O chefe de Estado chileno, Ricardo Lagos, em visita oficial a Buenos Aires, fez discurso semelhante.
À tarde, os dois presidentes divulgaram comunicado, em nome dos países do Mercosul e da Bolívia, que pedia o fim "do uso da força ou da violência para tentar derrubar as instituições e a ordem constitucional do Paraguai".
FHC disse ao presidente paraguaio, Luis González Macchi, que considera "totalmente inaceitável" qualquer tentativa de golpe.
Segundo nota oficial, FHC telefonou às 10h45 para Macchi. A posição oficial do Brasil foi divulgada pelo Itamaraty, em nota na qual "o governo brasileiro manifesta sua veemente condenação a essa aventura impensada que pôs em risco as instituições e o processo democrático".
Segundo a nota, "o Brasil repudia qualquer atitude que ameace a vigência das instituições democráticas naquele país vizinho".
O Itamaraty diz na nota que o governo brasileiro tomou conhecimento da tentativa de golpe com "grave preocupação".
Os embaixadores dos países do Mercosul divulgaram nota na qual "expressam em nome de seus governos a mais firme rejeição ao uso da violência, da força e qualquer outra ação que tente tornar vulneráveis as instituições e a ordem constitucional".
O embaixador do Paraguai no Brasil, Luiz Carlos González, disse que seu país espera do Brasil "apoio moral e solidariedade".


Texto Anterior: Oviedo está desesperado, diz militar
Próximo Texto: Ásia: Tensão marca posse hoje em Taiwan
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.