São Paulo, segunda-feira, 20 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bin Laden aparece em novo vídeo

DA REDAÇÃO

O jornal britânico "Sunday Times" divulgou ontem que tem um vídeo com imagens de Osama bin Laden, líder da organização Al Qaeda e apontado como o mentor dos ataques terroristas aos EUA em 11 de setembro.
As imagens, que duram 40 minutos, teriam sido gravadas há dois meses. Caso sejam verdadeiras, indicariam que Bin Laden continua vivo. Teria, assim, sobrevivido aos ataques dos EUA à região montanhosa de Tora Bora, em outubro de 2001.
Entretanto, a rede Al Jazeera, uma das mais prestigiadas do mundo árabe, contesta a informação. Ela afirma já ter visto a fita três ou quatro meses atrás. Além disso, diz acreditar que o vídeo tenha sido gravado em outubro.
Segundo o "Sunday Times", Bin Laden afirma na fita que qualquer país que estiver alinhado com Israel ou com os EUA poderia ser um alvo da Al Qaeda.
Referindo-se a comentários de um de seus ajudantes sobre ataques ao Reino Unido e aos EUA, ele teria dito: "Essa guerra não ficará confinada a eles". Ele compara sua operação a uma cruzada medieval.
Na fita, Bin Laden aparece vestindo uma jaqueta com estampa camuflada e sentado sob uma árvore.
O jornal afirma que conseguiu o vídeo com a agência de notícias islâmica Al Ansaar, que tem escritório no Reino Unido. A agência, por sua vez, diz que um de seus jornalistas recebeu as imagens de um agentes do serviço de inteligência do Paquistão. Segundo esse funcionário, o vídeo teria sido feito em março.
A fita chegou à Inglaterra em um CD-ROM criptografado (técnica que permite codificar informações). Segundo o "Sunday Times", o disco foi decifrado com uma senha na semana passada.
O jornal também afirma que as imagens não trazem evidências claras de que tenham sido gravadas há dois meses.
"Não sabemos muito sobre a origem dessa fita. Então, não devemos especular sobre isso", afirmou ontem Condoleezza Rice, conselheira para assuntos de segurança nacional do presidente dos EUA, George W. Bush.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Americano morre em combate no Afeganistão
Próximo Texto: Caxemira: Ataque separatista mata 5 e eleva tensão entre Índia e Paquistão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.