UOL


São Paulo, terça-feira, 20 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA

Fleischer alega motivos pessoais

Porta-voz de Bush vai deixar cargo em julho

FERNANDO CANZIAN
DE WASHINGTON

Ari Fleischer, 42, porta-voz do presidente norte-americano, George W. Bush, declarou ontem que deixará o cargo até julho. A decisão foi tomada na sexta-feira passada, no mesmo dia em que o presidente anunciou sua intenção de concorrer a um segundo mandato, em novembro de 2004.
Fleischer ocupa o cargo desde que Bush assumiu, em 2001. Trabalhou também na campanha eleitoral e no governo do Texas, onde Bush foi governador.
Casado há seis meses, Fleischer disse querer dedicar mais tempo a sua família. "Disse ao presidente que, após 21 anos no serviço público e no governo, e depois de quatro anos maravilhosos passados com o governador e depois presidente [Bush], chegou o momento de ir ao setor privado, ter atividades mais relaxadas e ver mais minha mulher", disse.
Fleischer disse acreditar "profundamente em Bush como homem e por suas políticas".
Dois nomes circularam ontem como prováveis substitutos: o do porta-voz-adjunto da Casa Branca, Scott McClellan, e o da atual porta-voz do Pentágono, Victoria Clarke. McClellan já tem acompanhado Bush em algumas viagens.
McClellan, texano como Bush, é considerado mais flexível e poderia se encaixar na nova fase do governo que começa agora, a de um relacionamento mais ameno com a imprensa durante a campanha eleitoral. Assim como Fleischer, Clarke é vista como "durona" e até "prepotente" por muitos jornalistas em Washington.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Saúde: EUA passam a apoiar tratado sobre tabaco
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.