São Paulo, quinta-feira, 20 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil montará posto de apoio na Turquia

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério das Relações Exteriores decidiu montar um escritório de apoio na cidade de Adana, na Turquia, para reforçar a assistência a brasileiros que estão no Líbano e querem voltar ao Brasil.
O governo vai deslocar diplomatas de outros postos no exterior para assumirem a missão. A decisão de montar o escritório foi tomada ontem, e os diplomatas devem chegar hoje a Adana para procurar um local adequado para preparar o escritório.
O ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil em Londres, Laudemar Aguiar, vai chefiar a missão, assessorado por mais dois diplomatas -um da Embaixada do Brasil em Amã e outro da Embaixada do Brasil em Damasco.
Segundo o Itamaraty, o próximo vôo da Força Aérea Brasileira a buscar mais brasileiros deve sair de Brasília entre sexta-feira e domingo. O Itamaraty está negociando a autorização de países que o avião da FAB terá de sobrevoar para chegar ao destino final -ainda incerto.
No entanto, o Itamaraty considera pouco provável que o avião aterrisse em Beirute, já que o aeroporto da cidade foi bombardeado. Existem possibilidades em estudo: o avião poderá sair de Adana, de Damasco, na Síria, ou de Amã, na Jordânia, para trazer os brasileiros.
O governo vai contratar agências para buscar de ônibus os brasileiros que fizerem contato com a embaixada em Beirute.

Estrangeiros
Um navio levando cerca de mil americanos chegou ontem a Chipre. O Ministério das Relações Exteriores do Canadá confirmou que um navio deixou Beirute em direção a Chipre com 261 canadenses.
A Alemanha levou 3.200 cidadãos de ônibus para a Síria, e 539, a maioria espanhóis, foram para a Espanha de avião.
Quatro navios indianos começariam a retirada de cerca de mil cidadãos. As Filipinas disseram ter dificuldade financeira para repatriar 30 mil filipinos.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Guerra no Oriente Médio: Morre o 7º brasileiro em ataque no Líbano
Próximo Texto: Imigrantes brasileiros obedecem a raízes e "projeto familiar"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.