São Paulo, segunda, 20 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem foi Ataturk

da Redação

Mustafa, mais tarde conhecido como Ataturk (pai dos turcos, em turco), nasceu em 1881, em Tessalônica (norte da Grécia).
Depois de terminar seus estudos no liceu Monastir, onde ganhou o apelido Kemal (perfeição, em turco), formou-se na Escola de Guerra de Istambul, em 1905.
Participou da Primeira Guerra Mundial (1914-19) e, após o seu fim, expulsou os gregos de territórios do antigo Império Otomano.
Ataturk fundou a República da Turquia, em 29 de outubro de 1923, e foi responsável por diversas mudanças no país, como a abolição do califado (1924), o direito da mulher ao voto e à eleição (1924) e a adoção do alfabeto latino para escrever a língua turca (1928). Antes disso, era escrita com caracteres árabes.
Mustafa Kemal Ataturk criou uma sociedade com uma rígida separação entre Estado e religião e procurou fortalecer a identidade nacional. Iniciou uma política de assimilação dos curdos, que passaram a ser chamados de "turcos montanheses". A língua curda foi declarada ilegal ou classificada como dialeto turco.
Uma demonstração de sua popularidade junto a parte dos turcos ocorreu no ano passado. Só no dia 6 de novembro, a revista norte-americana "Time" recebeu 170 mil cartas apoiando o nome de Ataturk para o "Homem do Século". Mas armênios, gregos, curdos e religiosos que desejam um Estado islâmico no país não têm a mesma admiração por ele. (PDF)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.