São Paulo, Terça-feira, 20 de Julho de 1999
Texto Anterior | Índice

COOPERAÇÃO
Defesa israelense é reforçada
EUA e Israel fecham acordo de segurança


das agências internacionais

EUA e Israel anunciaram ontem um novo acordo de segurança cujo objetivo é reforçar a defesa israelense contra mísseis e armas de destruição em massa.
O anúncio foi feito durante entrevista coletiva na Casa Branca do presidente norte-americano, Bill Clinton, e do primeiro-ministro de Israel, Ehud Barak.
Os dois países também estabeleceram um mecanismo de consultas sobre problemas de segurança. "Continuaremos apoiando a defesa de Israel, enquanto Israel assuma riscos calculados pela paz", disse Clinton.
O presidente dos EUA também afirmou que pedirá ao Congresso a aprovação de um programa de assistência financeira para Israel, Jordânia e Autoridade Palestina, para facilitar o cumprimento do acordo de Wye Plantation, patrocinado pelos EUA e que prevê a continuação da entrega de territórios por Israel aos palestinos.
O trabalhista Barak, recém-empossado como chefe de governo de Israel, disse que qualquer acordo de paz deve proporcionar o aumento da segurança israelense. O premiê tem se empenhado para retomar as negociações de paz com a Autoridade Palestina e com os vizinhos árabes, paralisadas por seu antecessor, o conservador Binyamin Netanyahu.
O anúncio do acordo de segurança visa garantir que o país vai manter a liderança na região em termos de poderio militar, colocando-o em uma posição de força para o prosseguimento das negociações de paz.

Astronauta israelense
Durante a coletiva, Clinton também anunciou planos para que um astronauta israelense viaje ao espaço em uma nave norte-americana no ano que vem.
"Quero anunciar que os Estados Unidos e Israel vão levar conjuntamente sua aliança a novas alturas, literalmente", disse Clinton.
Cientistas israelenses cooperarão com a Nasa (agência espacial dos EUA) para a realização de experiências conjuntas.


Texto Anterior: Oriente Médio: Síria pressiona grupos anti-Israel
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.