São Paulo, terça-feira, 20 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bush cancelou plano contra grupo, diz TV

DA REDAÇÃO

A CIA e o Pentágono começaram há anos a planejar uma operação secreta no norte do Iraque para destruir o que parecia ser um laboratório de armas químicas, mas, na semana passada, o presidente dos EUA, George W. Bush, cancelou o plano, afirmou ontem o canal de TV americano ABC.
Fontes dos serviços de inteligência dos EUA citadas pelo canal disseram que americanos estavam monitorando as atividades de um pequeno grupo de membros da Al Qaeda que fazia experiências com gás venenoso e toxinas mortais.
Segundo as fontes, os membros da Al Qaeda, que operavam sob a proteção de um pequeno grupo curdo chamado Ansar al Islam, mataram burros, galinhas e até mesmo um ser humano com as substâncias. Eles expuseram um homem a uma toxina em um mercado iraquiano e acompanharam suas atividades até ele morrer alguns dias depois, disseram as fontes à ABC.
Mas, após intensificar a vigilância, funcionários do governo dos EUA concluíram que a operação dos membros da Al Qaeda estava em estágios tão iniciais que não valia pena arriscar vidas americanas para combatê-la, disse a ABC. O governo também temeria a reação internacional a uma operação dos EUA dentro do Iraque.


Texto Anterior: Guerra sem limites: Imagens mostram Al Qaeda testando gás
Próximo Texto: Oriente Médio: "Superterrorista" morreu, dizem palestinos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.