UOL


São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMÉRICA LATINA

Bush anuncia retomada de cooperação, interrompida em 2001

Vôos antidroga voltam na Colômbia

DA REDAÇÃO

O presidente dos EUA, George W. Bush, autorizou o Departamento de Estado a retomar a cooperação com a Colômbia para os vôos de controle aéreo antidrogas, anunciou ontem a Casa Branca. Implementados em 1995 no Peru e na Colômbia, os vôos estavam suspensos desde 2001, após a derrubada de um avião civil por engano, pela Força Aérea peruana, provocando a morte de uma missionária americana e de sua filha. Por enquanto, os vôos continuarão suspensos no Peru.
A decisão da retomada dos vôos já havia sido antecipada pelo secretário da Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, que visitou ontem Bogotá. "Isso [os vôos] voltará logo", disse, acrescentando que isso ajudará na luta contra as drogas na Colômbia, maior produtor mundial de coca e cocaína. Os EUA e a Colômbia vinham negociando havia meses um acordo para garantir procedimentos de segurança para a retomada.
O programa de cooperação prevê que os EUA ajudem, com inteligência e equipamentos, os aviões colombianos a identificar e obrigar a pousar aviões suspeitos de transportar drogas. A Colômbia e o Peru, que vêem os vôos como uma importante forma de combater o narcotráfico, já vinham pressionando pela retomada dos vôos desde o ano passado.
A decisão anunciada ontem deve ser bem recebida pelo presidente colombiano, Álvaro Uribe, um dos principais aliados dos EUA na América Latina.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Cenário de tragédia volta a se repetir
Próximo Texto: Panorâmica - Terror: Ashcroft lança campanha para defender Patriot Act
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.