São Paulo, sexta-feira, 20 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleitor se preocupa mais com política externa

DA REDAÇÃO

A Guerra do Iraque e o medo de ataques terroristas transformaram a política externa e a segurança nacional em temas mais importantes para o eleitorado americano do que as questões econômicas. Segundo pesquisa do Pew Research Center, é a primeira vez que isso ocorre desde a Guerra do Vietnã (1965-1975).
Temas como guerra, terrorismo e política externa foram considerados os mais importantes para os EUA por 4 em cada 10 pessoas. Por outro lado, apenas 26% acham que os temas econômicos são mais importantes. Em janeiro, temas de segurança nacional estavam empatados com economia na mesma pesquisa.
De acordo com analistas do Pew, a última eleição presidencial em que temas de segurança nacional predominaram ocorreu em 1972. A conclusão se baseou em pesquisas do próprio Pew e do instituto Gallup realizadas nos últimos 50 anos.
A pesquisa não deixa claro se o foco em segurança beneficia mais a reeleição do presidente George W. Bush ou o candidato democrata, John Kerry.
Para 43% dos entrevistados, o uso da tortura é algumas vezes justificado. Para outros 21%, esse crime é raramente justificável.
"A razão pela qual temos todas essas pessoas aceitando alguma tortura é porque elas continuam sendo assustadas", disse Andrew Kohut, diretor do Pew. "Esse fator medo é o que favorece Bush."
Para Kohut, se a eleição fosse decidida apenas em torno do terrorismo, Bush venceria; se dependesse apenas da economia, Kerry se elegeria. "De certa forma, o Iraque se tornou o curinga", disse.
Quando os entrevistados foram questionados sobre quem faria uma melhor política para o Iraque, o resultado foi um empate entre os dois candidatos.
Realizado com o Council on Foreign Relations, o levantamento foi realizado de 8 a 18 de julho e de 5 a 10 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para cima ou para baixo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: EUA bombardeiam cidade sagrada xiita
Próximo Texto: Médicos ajudaram a torturar em Abu Ghraib, diz revista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.