São Paulo, sexta-feira, 20 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

DESASTRE
Corpos de marinheiros do submarino nuclear Kursk não deverão ser resgatados
A Rússia deverá cancelar a operação de resgate dos corpos dos 118 marinheiros do submarino nuclear Kursk. O comandante-chefe da Marinha russa, almirante Vladimir Kuroyedov, disse que o país não quer arriscar as vidas dos mergulhadores russos e noruegueses que estariam envolvidos na operação de resgate no mar de Barents.
"Se a análise da situação no interior do submarino mostrar que há muito perigo e muito risco para os mergulhadores, eu, como comandante-chefe da Marinha, serei forçado a dar a ordem para cancelar a operação", disse Kuroyedov.
O comandante da Marinha viajou ontem para o porto de Severomorsk, próximo ao local do acidente com o submarino, ocorrido dia 12 de agosto, para averiguar pessoalmente se a equipe de mergulho teria condições de efetuar o resgate.
O vice-premiê, Ilya Klebanov, garantiu anteontem às famílias das vítimas que os corpos dos marinheiros seriam resgatados até o final da próxima semana.
Especialistas afirmam que, além de o submarino estar a mais de 100 m de profundidade, em um local frio e escuro, os membros da equipe de resgate poderiam ferir-se com pedaços de metal da embarcação.
(DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)


Texto Anterior: Igreja católica: Papa pode renunciar em 2001, diz cardeal
Próximo Texto: Ouvidor público pede destituição de Fujimori
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.