São Paulo, sábado, 20 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MIANMAR

EUA anunciam mais sanções unilaterais contra ditadura

DA EFE

O presidente dos EUA, George W. Bush, anunciou ontem um novo pacote de sanções unilaterais contra a junta militar que governa Mianmar (antiga Birmânia).
As sanções são uma resposta à repressão do governo do país asiático a protestos que sua população promoveu em prol da democracia. Em agosto último, mais de 100 mil pessoas foram às ruas em Mianmar contra a ditadura vigente desde 1962. A resposta foi violenta e deixou um saldo de 200 mortos e 6.000 detidos, segundo dissidentes. O governo birmanês admite dez mortes e 2.000 detenções.
As sanções anunciadas ontem consistem na ampliação dos membros do gabinete birmanês cujos ativos financeiros nos EUA estão congelados -são mais 11, em adição a 14 outros que já tinham sido afetados na primeira leva de sanções. Bush anunciou ainda a restrição das exportações para Mianmar.


Texto Anterior: Caso Jean Charles: Comandante da ação policial diz não ter mandado atirar
Próximo Texto: Che Guevara: Grupo destrói monumento que celebrava guerrilheiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.