São Paulo, quarta-feira, 20 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vazamento pode afetar rica fauna marinha

DA REDAÇÃO

O vazamento do óleo levado pelo petroleiro Prestige, que afundou ontem na costa da Espanha, ameaça uma das mais ricas áreas de fauna marinha do país, fonte de recursos para pescadores e para o turismo local.
De acordo com especialistas, se os ventos e as correntezas permanecerem como estão, todo o óleo vazado atingirá a costa da Galícia, no noroeste da Espanha, em até 48 horas.
Centenas de espécies de pássaros, peixes, mamíferos marinhos, crustáceos e moluscos estão sob risco na área atingida.
Os primeiros a sofrer as consequências do vazamento são os pássaros, que se impregnam com o óleo ao mergulhar para caçar peixes.
Já foram identificados pássaros de 18 espécies diferentes atingidos pelo vazamento, incluindo espécies migratórias como gaivotas e gansos. Cerca de 150 animais foram encontrados cobertos de óleo e levados para tratamento.
O primeiro vazamento do Prestige aconteceu em uma área conhecida como banco da Galícia, elevação submersa a cerca de 100 km da costa que concentra grande quantidade de espécies.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Desastre causa atrito entre Portugal e Espanha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.