São Paulo, domingo, 20 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cai aprovação ao Partido Republicano

MARCELO DIEGO
de Nova York

O Partido Republicano (oposição) recebeu a sua pior avaliação nos últimos 14 anos, de acordo com pesquisa divulgada ontem pelo jornal "The New York Times".
Entre os entrevistados, 60% têm opinião desfavorável sobre o trabalho dos republicanos, cuja maioria na Câmara dos Representantes (deputados) aprovou o impeachment do presidente Bill Clinton.
O nível de satisfeitos com o partido (40%) é o menor já detectado pelo jornal, que realiza esse tipo de pesquisa desde 1984. Até ontem, a pior avaliação já recebida pelos republicanos (43% de aprovação) havia sido em 1996, quando o partido se negava a votar o Orçamento, paralisando o governo federal.
Em outubro, antes das eleições gerais nos EUA e data da última pesquisa, havia uma divisão na avaliação do partido: 45% favorável e 46% desfavorável.
O Partido Democrata tem a aprovação de 56%. A pesquisa foi feita de domingo a quinta, por telefone, com 1.992 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo.
Já o governo de Clinton foi aprovado por 65% do entrevistados. Para efeito de comparação, o presidente Richard Nixon tinha só 24% de aprovação quando a Comissão de Justiça da Câmara recomendou o seu impeachment, em 1974.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.