UOL


São Paulo, sexta-feira, 21 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA DE PALAVRAS

Tablóide chama presidente francês de verme

"The Sun" ataca Chirac em edição parisiense

Daniel Janin/France Presse
Capa do "The Sun" com ataque contra o presidente Chirac


DA REDAÇÃO

O tablóide britânico "The Sun" publicou ontem uma edição em francês em que retrata em sua capa o presidente da França, Jacques Chirac, como um verme.
A edição especial do tablóide -com a manchete "Chirac é um verme" em francês- foi distribuída em Paris ontem enquanto o presidente francês recebia líderes de 52 países africanos para uma reunião.
A matéria principal perguntava aos franceses: "Vocês não têm vergonha de seu presidente por tentar retardar a iniciativa dos EUA por uma guerra contra o Iraque? Nós no Reino Unido também achamos que vocês na França esqueceram o quanto devem a outras nações, particularmente aos EUA e ao Reino Unido, por ajudá-los em duas guerras mundiais".
O ministro da Cultura francês, Jean-Jacques Aillagon, afirmou que crê na liberdade de imprensa, mas que a edição era "vulgar". "Acho que é extremamente descortês, bastante vulgar, despreza o nosso país", disse. "Acho que é bastante patética."
O ministro dos Transportes, Gilles de Robien, afirmou simplesmente: "É nojenta".
O "The Sun" é propriedade do magnata da mídia Rupert Murdoch, também dono do tablóide "The New York Post", que tem atacado a França por sua oposição aos EUA e ao Reino Unido no que diz respeito a um ataque ao Iraque. Recentemente, o jornal publicou em sua primeira página uma fotomontagem na qual os embaixadores na ONU de França e Alemanha (que também se opõe à guerra) apareciam com cabeças de toupeira.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Liga Árabe fará reunião para discutir crise
Próximo Texto: Líderes cristãos criticam "guerra moral" de Blair
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.