UOL


São Paulo, sexta-feira, 21 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ZIMBÁBUE

Chirac recebe Mugabe apesar de protestos
A União Européia (UE) emitiu ontem uma declaração condenando as violações dos direitos humanos no Zimbábue, enquanto o presidente da França, Jacques Chirac, recebia o presidente Robert Mugabe em uma reunião franco-africana em Paris. O documento, emitido pela Grécia, país que atualmente preside a UE, expressa preocupação com o que chama de incidentes cada vez mais frequentes de prisões arbitrárias, tratamento desumano e tortura de oposicionistas e integrantes de organizações da sociedade civil no Zimbábue. A UE renovou na semana passada sanções ao presidente da ex-colônia britânica e seus aliados mais próximos por um ano, mas apenas depois que a França obteve uma exceção à proibição à concessão de vistos a eles para que Mugabe pudesse ir à reunião.
No Reino Unido, governo, oposição, organizações de defesa dos direitos humanos e imprensa criticaram Chirac por receber Mugabe. O Partido Conservador afirmou que o encontro era "o aperto de mãos mais sujo do ano".


Texto Anterior: Turquia retarda decisão sobre apoio à guerra
Próximo Texto: Irã: Mau tempo faz buscas serem suspensas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.