São Paulo, domingo, 21 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Montenegro decide hoje, por voto, se vai se separar da Sérvia

Repúblicas são as últimas a permanecerem politicamente unidas desde o desmembramento da Federação Iugoslava

Pesquisas indicam que 56% dos montenegrinos são a favor da independência; pleito precisa de pelo menos metade dos eleitores do país

DO "INDEPENDENT"

Em meio a ciprestes centenários, uma música emana de um pequeno edifício.
Todos os músicos, alunos da Academia Musical de Montenegro, sabem o que era esse prédio 90 anos atrás, quando Cetinje era a capital do reino independente de Montenegro. Ali funcionava a embaixada britânica. "Esperamos que volte a sê-lo, assim que o país se tornar independente", diz a pianista Adrijana Mitrovic.
Ela planeja votar "sim" num referendo muito esperado que acontece hoje, quando 485 mil eleitores vão decidir se querem que Montenegro permaneça numa indefinida união de estado com a Sérvia ou que se torne independente novamente.
Junto com a Sérvia, essa minúscula república de 650 mil habitantes é a última remanescente da Federação Iugoslava, que se desfez em meio a uma carnificina nos anos 90. Depois de Eslovênia, Croácia, Bósnia e Macedônia declararem independência, apenas Montenegro ficou ligado à Sérvia.
Desde meados dos anos 90, o clamor da separação tem crescido, e só foi interrompido em 2003, quando a União Européia pressionou Montenegro a se unir politicamente à Sérvia.
O governo concordou, com a condição de os montenegrinos poderem expressar sua vontade dali a três anos. Agora, chegou o dia do julgamento.
A Sérvia permanece amarga a respeito do assunto. As objeções feitas por Belgrado são muito mais emocionais do que sérias, e poucos esperam que a violência dos anos 90 se repita, qualquer que seja o resultado.
Pesquisas mais recentes indicam 56% de eleitores a favor da independência, e a separação só ocorre se pelo menos 55% da população disser "sim" e se no mínimo 50% dos eleitores comparecerem às urnas.


Texto Anterior: Oriente Médio: Ataque em Gaza mata líder do Jihad Islâmico
Próximo Texto: As Repúblicas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.