São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para feministas, é sexismo pedir que senadora desista

DO ENVIADO A DES MOINES

Quem abriu o "New York Times" de ontem levou um susto. No primeiro caderno, um anúncio de página inteira trazia o título "not so fast..." (não tão rápido), a frase "a voz de Hillary é NOSSA voz, e ela fala por todas nós", uma foto da candidata e um texto a defendendo.
Quem assinava era o grupo de ação política (PAC, na sigla em inglês) WomenCount -mulheres contam, ou devem ser levadas em conta. A Folha conseguiu localizar a criadora em San Francisco, na Califórnia. É a milionária Susie Tompkins Buell, criadora da grife Esprit e descrita pela imprensa local como "melhor amiga de Hillary" -ela é sua maior arrecadadora no Estado.
"Pedir para Hillary desistir é pedir para todas as mulheres desistirem", disse. Leia os principais trechos da entrevista: (SD)

 

FOLHA - Por que o anúncio?
SUSIE TOMPKINS BUELL -
Porque há um movimento pernicioso cada vez maior pedindo para que Hillary Clinton abandone a corrida antes do final, e isso nós não toleraremos.

FOLHA - Nós quem?
SUSIE -
As mulheres. Esse movimento anti-Hillary é sexista. Pedir para Hillary desistir agora é sexismo, é discriminação sexual. Triste o país em que criticar um candidato é considerado racismo, mas acabar com a honra e minar as chances de uma candidata são considerados atos normais.

FOLHA - O grupo feminista pró-aborto legal Naral acaba de anunciar que apoiará Obama. Como você reage a isso?
SUSIE -
Com choque. A presidente me ligou na sexta para me avisar da decisão e eu nem atendi. É uma mancha na história de um grupo tão importante para a luta feminista. Elas quiseram entrar no barco do vencedor e o fizeram de uma maneira desprezível. O dano que isso fará a longo prazo em nossa luta é inestimável.

FOLHA - Nos últimos dias, têm proliferado as declarações públicas exaltadas de grupos como o seu a favor da senadora e contra o senador. A sra. vê uma união possível para as eleições de novembro?
SUSIE -
Vai depender muito de como agir o perdedor.

FOLHA - E a possibilidade da chamada "chapa dos sonhos"?
SUSIE -
Vai depender de quem estiver por cima nela.

FOLHA - Quantos membros o WomenCount já tem e quanto dinheiro arrecadou?
SUSIE -
Não posso revelar, mas aumenta a cada segundo. Passei o dia hoje recebendo adesões e doações. Não vamos desistir tão fácil nem tão cedo.


Texto Anterior: McCain ataca Obama e descarta falar com Cuba
Próximo Texto: Senador Ted Kennedy tem tumor maligno no cérebro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.