São Paulo, sexta-feira, 21 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

AFEGANISTÃO

Turquia assume comando da força de paz internacional em Cabul
A Turquia, único país muçulmano a fazer parte da Otan (aliança militar ocidental, liderada pelos EUA), assumiu ontem o comando da força de manutenção da paz que atua em Cabul, capital do Afeganistão.
"A Turquia concordou em assumir a liderança com o objetivo de contribuir para a paz e para a segurança que o povo afegão merece", afirmou o general turco Hilmi Akin Zorlu, que recebeu o comando de mais de 4.000 tropas internacionais.
"Vamos fazer o melhor para assegurar a paz e o bem-estar da população de Cabul", declarou Zorlu, que prometeu "tratar todo mundo igualmente e de forma justa".
A Turquia, que substitui o Reino Unido, terá o comando durante ao menos seis meses (o prazo pode ser ampliado). O país receberá apoio financeiro e militar dos EUA.
O tamanho do contingente turco no Afeganistão vai aumentar para 1.400 no final do mês -será o maior na força internacional. A Alemanha possui o segundo maior grupo, com 1.200 soldados. Os alemães terão o controle tático das patrulhas diárias em Cabul.
Em Londres, Geoff Hoon, ministro da Defesa do Reino Unido, disse ao Parlamento que a presença britânica na força de paz internacional será reduzida de 1.300 para 400. Os fuzileiros navais também serão retirados da base de Bagram, explicou.



Texto Anterior: Venezuela: Chávez diz que "milhões" o defenderão
Próximo Texto: Alemanha: Presidente promulga nova lei de imigração
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.