São Paulo, segunda-feira, 21 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo iraquiano ameaça decapitar refém sul-coreano

DA REDAÇÃO

Um grupo iraquiano ameaçou ontem decapitar um refém sul-coreano se Seul não parar de cooperar com os representantes da "ocupação americana" do país. Um vídeo com a declaração foi mostrado na rede de televisão árabe Al Jazira.
"Nós pedimos que vocês retirem suas forças de nossa terra e não enviem mais tropas. Caso contrário, mandaremos a vocês a cabeça desse coreano", disse um dos extremistas, que estava armado e mascarado no vídeo.
Ao fundo, havia uma bandeira do grupo, supostamente liderado pelo terrorista jordaniano Abu Musab Zarqawi. Segundo os EUA, ele é ligado à Al Qaeda.
Na sexta-feira, a Coréia do Sul declarou que irá enviar mais 3.000 soldados ao Iraque no começo de agosto para ajudar na reconstrução do norte do país, onde está a população curda.
A decapitação de reféns está se tornando uma tática relativamente comum entre os militantes da rede terrorista. Na sexta-feira, o engenheiro americano Paul Johnson, 49, foi degolado na Arábia Saudita após ser mantido refém por uma semana.
Em maio deste ano, o empresário Nicholas Berg, 26, foi assassinado da mesma maneira por iraquianos como vingança pelos abusos na prisão de Abu Ghraib.
Em janeiro de 2002, o jornalista Daniel Pearl, 38, foi decapitado no Paquistão quando fazia reportagem sobre os extremistas. Ambos eram americanos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Segurança será reestruturada, diz premiê
Próximo Texto: Em entrevistas, Clinton defende Bush
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.