São Paulo, quinta-feira, 21 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHINA

Governo anuncia plano contra trabalho escravo e infantil

DA REUTERS

O governo chinês anunciou ontem um plano nacional para investigar e punir casos de trabalho escravo e infantil no país, muitos deles com a cumplicidade de funcionários locais. Nas últimas semanas, foram reveladas histórias de centenas de agricultores pobres, adolescentes e até crianças obrigados a trabalhar em minas e olarias nas Províncias de Shanxi e Henan, no centro do país.
"Nos fornos de Shanxi havia não só problemas com trabalho ilegal, mas também forças criminosas que seqüestram e restringem a liberdade de pessoas, empregando crianças e ferindo trabalhadores até a morte", diz o relatório do Conselho de Estado. "Vamos atacar duramente os criminosos e resgatar as vítimas", prometeu o premiê Wen Jiabao, segundo a TV estatal. O escândalo foi um revés para a política oficial, preconizada por Wen e pelo presidente Hu Jintao, de criar uma "sociedade harmoniosa" que diminua as desigualdades entre as cidades e as áreas rurais.
Autoridades locais e a polícia têm sido acusadas de ignorar e até colaborar com a escravização de trabalhadores, muitos aliciados em rodoviárias e estações de trem. Um empresário preso, Wang Bingbing, é filho do secretário do Partido Comunista de sua cidade, em Shanxi. Nesta semana, 130 suspeitos de envolvimento com trabalho escravo foram presos.


Texto Anterior: França: Sob críticas, Sarkozy promete manter agenda de reformas
Próximo Texto: Iraque: Orfanato escondia abuso contra crianças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.